Como afinar a cintura com a técnica do Tight Lacing (Laço Apertado)

Tight Lacing ou laço apertado é uma técnica utilizada para afinar a cintura através do uso de um corset.
Para entender de forma simplificada, basta analisar a foto, da estrutura corporal, remodelada pelo uso frequente da peça, fabricada com barbatanas de aço e tecido resistente em modelo de espartilho com opção de regulagem.
Porem isso não é nenhuma novidade, essa técnica é bem antiga e aparece na historia ao longo do tempo. Quem já assistiu ao filme Titanic, viu a mãe da personagem Rose (Kate Winslet) vestir a peça na mesma a deixando quase sem ar na hora de apertar os laços.

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Se procurarmos um pouco na internet logo encontraremos alguns exemplos de praticantes de TL, como o caso de:
1- Cathie Jung, ela é considerada a menor cintura do mundo, 38 cm com o corset e 53 cm sem ele.

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2- Aleira Avendaro, 26 anos Modelo Venezuelana tem 50 cm de cintura,praticante de TL a 6 anos, usa espartilho 23 horas por dia, o que não é recomendado a saúde.

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Para a pratica eficaz do treino é necessário encomendar com um atelie seguro, onde é de suma importância que a peça seja fabricada por encomenda,levando em consideração as medidas do cliente. Algumas lojas onlines especializadas na produção sob medida são:
1-Ferrercorsets
2-MadamesherCorset
3-BlackcatCorset
4-Corsetlux
O modelo mais utilizado para a pratica do TL é o underbust,

Mais o que você precisa saber antes de começar a praticar TL?
– É necessário consultar um médico ortopedista, clinico e Angiologista, para que se exponha a esses profissionais a ideia de praticar TL, onde os mesmos irão avaliar os riscos na individualidade de cada um, é necessário que a estrutura óssea esteja plenamente desenvolvida e isso requer uma determinada idade, que só poderá ser comprovada por diagnostico medico, contra indicações como problemas respiratórios, circulatórios, gástricos, síndrome do intestino irritável dentre outros certamente também serão empecilhos, porem somente um especialista para julgar e analisar.
O treino tem duração media de 12 a 18 meses, nesse período as avaliações de acompanhamento médico devem sem mantidas.
Enrijecimento da musculatura abdominal
É recomendada a execução de exercícios físicos para a região abdominal e lombar com a intenção de enrijecer a musculatura da região abdominal, manter o tônus e a força do músculo e reforçar o fortalecimento da lombar, pois a região onde o corset ira atuar, ficara imóvel perdendo a movimentação natural tornando a musculatura flácida. A importância da Dieta e da atividade física na Pratica de TL
Como o corset é uma peça justa causa uma compressão na zona do estomago, a sensação de saciedade se da com maior facilidade, então as recomendações nutricionais serão as mesmas estabelecidas para um bom habito alimentar padrão.

Orientações Nutricionais Padrão
– Fracionar as refeições ao longo do dia, em média com intervalo de 3 horas não exceder mais que 4 horas sem se alimentar, sua distribuição deve conter, café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
– Beba água, a recomendação é de no minimo 8 copos de 250ml por dia, o equivalente a 2 litros. aqui tem uma observação importante, não deixe seu corpo sentir sede, beba água antes da manifestação, sempre que chegar a sentir sede lembre-se que você já iniciou um processo de desidratação por isso a sede. outra coisa quem não tem o habito de beber água pode confundir a sensação de sede com fome, por questões neurológicas, sentimos a sensação de fome quando na verdade o corpo quer água, na duvida se sentiu fome fora dos horários das refeições beba água e aguarde 30 minutos para só depois alimentar-se não caia nesse truque da falsa fome. Nosso corpo é composto 70% por água e para que todas as reações metabólicas ocorram de forma saudável é necessário um estado de hidratação corporal pleno, só assim terá algum resultado positivo, qualquer tipo de intervenção corporal, como dietas, treinos e etc…
– Bebidas Gaseificadas e o Álcool, não precisa nem falar, não tem acordo, os gases, os açucares simples e o álcool, não tem espaço na vida fitness, esqueça esses hábitos.
– Líquidos ou sucos de frutas naturais devem ser consumidos 30 minutos antes ou depois das refeições para evitar o estiramento do estomago, lembre-se da compressão do estomago causada pela TL.
– Em relação aos açucares podem ser utilizados açucares naturais como mascavo,ou o adoçante a base do extrato da planta natural estévia, no caso do açúcar mascavo deve ser utilizado com moderação pois suas quilocalorias são as mesmas do açúcar branco a diferença está não aproveitamento em nutrientes, por não passar pelo processamento e refinamento. para quem consegue tomar o suco somente com o açúcar da própria planta ótimo.

Micro lista de Alguns Alimentos prejudiciais que devem ser evitados
-Doces (chocolates, guloseimas, bolos, sorvetes…)
-Carboidratos simples (Paes, massas, bolachas, arroz branco…)
-Frituras (lembre-se que refogar é a mesma coisa que fritar…)
-Embutidos, processados, enlatados, defumados…
-Bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos industrializados…
-Farinha de mandioca (optar por farinhas da casca de banana ou farinha de linhaça…)
-carnes vermelhas com gorduras.

Recomendações Gerais Saudáveis
– preferir carboidratos complexos ( arroz integral, massas e pães integrais)
– Queijos brancos optar por Ricota, Minas frescal, opções com menor teor de gordura.
– comer uma porção de gordura insaturada diariamente (sementes, nozes, castanha…) ácidos graxos essenciais não são produzidos pelo nosso corpo e devem ser ingeridos através da alimentação.
– carnes brancas, aves e pexes sem pele e sem gordura, grelhados ou cozidos, ovos cozidos ou poche.
– Comer três porções de frutas variadas ao dia.
– comer duas porções de legumes variados ao dia.
– preferir alimentos in natura (ao natural), batata doce (porção máxima 150g),tapioca,torrada integral,são uma boa opção de café da manhã.
– Praticar alguma atividade física, minimo 3 x por semana por 40 minutos.
– beber água.
– Comer de 3 em 3 horas.
– Fazer exercícios abdominais para fortalecer a musculatura.

Exemplo de reeducação alimentar (Dieta para um dia)
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Café da manhã:
7:00h Suco Verde (couve 40g ;gengibre 0,5g; 1/2 limão; hortelã 3 folhas;pepino 40g água de cocô 200ml) beber sem coar, aguardar 20 minutos para consumir os outros itens.
pão integral com uma fatia de queijo branco.
cafe com leite desnatado adoçado com stévia
1 maça

Colação:
10:00h 1/2 mamão papaya com farinha de linhaça.

Almoço:
13:00h 4 colheres de sopa de *arroz integral, uma conha rasa media de *feijão, peito de frango grelhado 200g, 1 colher servir chuchu,beterraba e cenoura cozida, salada verde a vontade. *Sobremesa 1 laranja media.

Lanche da tarde:
15:30h uma fatia de melancia

Jantar:
18:00h Panqueca de atum com salada verde

Ceia:
22:00h Iogurte greco light

*A vitamina C presente na laranja vai potencializar a absorção de ferro da dieta, presente no almoço.
*A junção da arroz com a proteína lisina e o feijão com a proteína metionina formam uma proteína completa. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um prato de arroz com feijão garante a absorção de mais de 80% dessas proteínas.

Nota: comprei o meu corset na loja Corselet lux, estou aguardando a fabricação da peça, vou iniciar o treino de TL e compartilharei os resultados obtidos ao decorrer do treino.

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2 comentários em “Como afinar a cintura com a técnica do Tight Lacing (Laço Apertado)

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